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Site Responsivo: O que é? Quais as vantagens de criar?

Site Responsivo: O que é? Quais as vantagens de criar?





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O que é um site responsivo e como se tornou uma necessidade para as empresas?

Um site responsivo é aquele que se ajusta perfeitamente ao tamanho da tela do dispositivo que utilizamos para acessar um site. Falando de outro modo, é um site que se adapta aos dispositivos móveis (celulares e tablets).

Os elementos do site, textos, imagens, vídeo etc. mudam de tamanho e se organizam automaticamente conforme o tamanho da tela dos dispositivos pelos quais são acessados.

Se a opção foi a criação de site utilizando tecnologia responsiva, a mesma versão do site criado para computador é utilizada na versão smartphones e tablets. Não há a necessidade de fazer ajustes para funcionar em tais dispositivos.

 

O que é um site responsivo na prática?

A imagem abaixo é uma ilustração, mas permite perceber claramente que em todos os dispositivos o site está perfeitamente ajustado.

Se você está lendo este artigo de um smartphone procure rotacionar o celular da posição vertical para a horizontal e perceba como o ajuste é automático. É necessário que tal recurso esteja habilitado no seu aparelho.

Site Responsivo o que é

 

Exemplos de Sites Responsivos

Vou mostrar alguns exemplos práticos de sites que se ajustam 100% às telas.

O primeiro deles é a página inicial do nosso próprio site:

Veja como fica quando acessa do smartphone. A barra de navegação na parte inferior é fixa no celular que acessamos e varia de celular para celular.

Exemplos de Sites Responsivos

 

É possível perceber que o texto e a imagem se ajustaram ao tamanho da tela. Também é importante prestar atenção que, apesar da fonte do texto ter sido reduzida, ela fica em tamanho adequado para que seja possível ler. Isto é, as letras não ficam tão pequenas a ponto de prejudicar a leitura.

Abaixo você pode visualizar dois sites responsivos que nós criamos e como ficou a aparência visualizada de um celular.

 

Site Responsivo Significado

 

Site não responsivo

Já que vimos acima, exemplos de sites responsivos, abaixo apresento dois exemplos em que os sites não se ajustam adequadamente em dispositivos móveisOu seja, não são sites responsivos!

Site não responsivo

A primeira imagem é um site teste, que criei para demonstrar um exemplo de site não responsivo. Perceba que a palavra “criativos”, ficou quebrada com o “C” na primeira linha e “riativos” na segunda linha. Na versão do site para computador o texto está perfeitamente alinhado.

A segunda imagem é o site institucional de uma empresa. Para não expor a empresa, desfoquei os elementos que possam identificar a marca.

O mais importante é no terceiro elemento desfocado: trata-se de uma imagem que na versão do site para computador está na parte inferior da página. Já na versão para celular essa imagem foi deslocada para a parte superior. Além disso, note que está por cima de um texto.

Por que sua empresa precisa de um site responsivo?

Agora que já foi possível entender perfeitamente como funciona um site responsivo, vou tratar dos principais motivos que tornam indispensável um empresa criar o seu site com essa tecnologia.

Existem três benefícios principais para sua empresa ter um site responsivo. Um deles é mais evidente, já o segundo e o terceiro – não tão evidentes, mas muito importantes – são mais conhecidos pelos profissionais de Marketing Digital.

Criar Site Responsivo

Melhor experiência para os seus clientes

Como você se sente quando entra em um site pelo celular e não consegue localizar as informações pois os menus, imagens e textos estão “fora do lugar”?

Pois é! Os seus clientes podem passar pela mesma frustração se acessarem o seu site que não está otimizado para dispositivos móveis.

Um site responsável é o básico que todos os usuários esperam quando acessam uma página. Por outro lado, quando se deparam com um site não responsivo a credibilidade da sua empresa é imediatamente prejudicada.

Mais ainda: além da imagem prejudicada, sua empresa pode deixar de vender, deixar de receber um orçamentoetc. Pois o site é o canal através do qual os clientes buscam informações sobre a empresa e os produtos e ainda é um meio de contato.

 

Alguns dados sobre dispositivos móveis

Alguns dados básicos mostram como os dispositivos móveis ganharam força na internet:

  • Smartphones correspondem a 60% de todas as conexões na América Latina;
  • Cerca de um terço das conexões no Brasil utilizam 4G;
  • Em 2016, 18,8% das compras pela internet (e-commerce) foram realizadas através de celulares ou tablets;

Essas informações são importantes pois o crescimento de conexões através de dispositivos móveis é contínuo e acentuado.

Para as empresas, ter um site responsivo já não é um plus; é essencial se a estratégia é utilizar a internet para ser um canal de relacionamento com os clientes e um impulsionador de vendas.

O Google valoriza sites responsivos

 …“ter um website compatível com dispositivos móveis tornou-se indispensável para marcar presença on-line.”

Essas são as declarações do próprio Google sobre a necessidade de sites adaptados para dispositivos móveis.

Por um lado, o Google está passando uma recomendação para a criação de sites responsivos.

Mas, por outro lado, – e isso é o mais importante – o Google está dizendo que sites que não seguem esta recomendação serão prejudicados nos resultados de pesquisa.

De olho na evolução do mercado, o Google passou a priorizar os sites em dispositivos móveis para a indexação e posicionamento nos resultados de pesquisa.

Resumindo, a grande verdade é esta:

Sites que não são responsivos não conseguem boa colocação nas buscas do Google e consequentemente perdem acessos de clientes.

 

Como testar site responsivo no Google

O Google disponibiliza uma ferramenta web para testar se um site é compatível com dispositivos móveis.

Através desse link do Google Mobile Friendly é possível identificar se o site é adaptado e quais os possíveis recursos da página não podem ser carregados em dispositivos móveis.

Um recurso adicional é o Google Search Console que testa a usabilidade do site. Porém, para acessar essa importante ferramenta é necessário ter uma conta cadastrada e uma propriedade de site verificada.

 

Criação de Sites Responsivos

Você pode estar se perguntando: “como criar um site responsivo?”

Sem entram em detalhes técnicos, vou abordar alguns pontos importantes que devem ser considerados tanto se você busca a criação de sites ou a criação de lojas virtuais.

Plataformas para a Criação de Sites

A plataforma mais utilizada no mundo para a criação de sites é o WordPress. Ele reúne recursos avançados e possibilita a criação de sites que se ajustam 100% aos dispositivos móveis.

Tanto este nosso site, quanto os dois exemplos que mostrei acima, foram criados utilizando o WordPress.

Assim, recomendo fortemente a utilização dessa plataforma para conseguir sites ou lojas virtuais adaptados às telas menores.

Os dois exemplos de sites não responsivos, são sites criados em Wix. A ferramenta trouxe uma grande vantagem para facilitar a criação de sites com baixo investimento, mas a sua estrutura favorece desajustes no layout em smartphones.

O Processo de Criação

Se você pretende criar você mesmo o seu site, seja qual for a plataforma utilizada, siga três passos simples:

  1. Para cada elemento (texto, imagens e vídeos) que for inserir na página, tenha em mente que você está criando para celular. Essa dica ajuda a evitar retrabalho excessivo para ajustar os elementos;
  2. Pense na ordem que você colocará textos e imagem na página! Em um computador uma imagem pode estar do lado de um texto, já em um celular, o elemento da esquerda tende a aparecer acima do elemento da direita.
  3. Tenha sempre em mãos um celular para testar as páginas durante a criação.

 

Conclusão

Se a sua empresa ainda não tem um site, crie um que seja responsivo o quanto antes, para captar mais clientes para o seu negócio.

Porém, se você já tem um site que não é responsivo, recomendo que faça a migração o quanto antes. Cada vez mais o Google colocará o seu site em baixo posicionamento nas pesquisas, prejudicando o seu negócio.

Caso sinta a necessidade, entre em contato conosco! Disponibilizamos soluções tecnológicas que se ajustam às necessidades de pequenas e médias empresas.

Você pode enviar suas dúvidas através de nosso formulário de contato ou, se preferir, deixo abaixo o meu e-mail para que você possa entrar em contato.

Espero que eu tenha ajudado!

Muito sucesso!

Adamor de Deus

Consultor de Marketing Digital

financeiro@omestre.com.br